Mirada leva 100 mil ao teatro em Santos e se torna um dos mais importantes festivais da América Latina

Fim do Mirada: cem noivas de Nelson Rodrigues atravessam a balsa de Santos - Fotos: Dorigley Ferreira/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado
Enviado especial do R7 a Santos*

O número é imponente: 100 mil pessoas viram teatro. Este é o balanço da segunda edição do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, o Mirada, obtido com exclusividade pelo R7.

O evento chegou ao fim neste sábado (15) após 11 dias de intensa programação. O público dobrou em relação à primeira edição, que homenageou a Argentina e teve 50 mil espectadores. Isso acompanha o crescimento de espetáculos: foram 38 em 2012, dos quais 23 internacionais, um aumento de 40% em relação ao ano anterior.

Das 93 sessões apresentadas no festival, 84 tiveram os ingressos esgotados. Apenas os teatros maiores, com mais de 700 lugares, tiveram cadeiras vazias em algumas apresentações. Ao todo, 17 mil ingressos foram vendidos – nos espetáculos de rua a entrada foi gratuita e livre.

Luiz Ernesto Figueiredo Neto, gerente do Sesc Santos, conta ao Atores & Bastidores que a procura pelo festival foi surpreendente.

– O Mirada já nasce grande. O crescimento do público é um reconhecimento à qualidade da programação. Isso nos dá motivação para fazer melhor em 2014.

A diretora teatral Isabel Ortega, brasileira radicada na Espanha e membro do Conselho Diretivo do Mirada, concorda que o espectador foi fiel ao evento.

– Percebi uma reação muito positiva no público. Sempre querendo mais. A qualidade de maneira geral é grande. É difícil conseguir esse equilíbrio entre quantidade e qualidade.

Sidnei Martins, assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo, pretende trazer novos países na próxima edição do festival, para que este “tenha uma abrangência maior”.

– O evento é resultado de um trabalho de aproximação com esses países e de muita pesquisa. O Mirada cresce à medida que tenha uma programação relevante.

Veja a cobertura completa do Mirada no R7!

Artistas santistas se transforam em noivas

Sidnei conta que, além de olhar para o estrangeiro, o evento procurou neste ano se aproximar dos artistas santistas, que fizeram nesta edição uma perfomance com 100 noivas espalhadas pela cidade, em uma homenagem às mulheres criadas por Nelson Rodrigues, dramaturgo cujo centenário foi celebrado em 2012.

Ao todo, 150 profissionais da arte da Baixada Santista participaram do projeto que encantou os transeuntes. A despedida das noivas encerrando o festival neste sábado (15), com todas reunidas na balsa que atravessa de Santos ao Guarujá, foi um dos belos momentos do evento.

Chile será homenageado em 2014

Mesmo finalizado, o Mirada ainda respingará nos palcos paulistanos. Os espetáculos chilenos Gêmeos e El Olivo serão apresentados em São Paulo na sequência.

O México foi o grande celebrado nesta edição do Mirada, com sete espetáculos apresentados. Em 2014, apesar de ainda não ser oficial, a produção teatral do Chile estará em foco.

Gêmeos estará no Sesc Consolação nos próximos dias 19 e 20 de setembro. Já El Olivo ocupará o Sesc Belenzinho também nos dias 19 e 20.

Além dos chilenos, que estreitam laços com o Sesc preparando o terreno para 2014, a peça mexicana Incêndios, aclamada pelo público como uma das melhores do Mirada – ao lado de Amarillo, também do México – também ganhou temporada paulistana. A Companhia Tapioca Inn, com a ótima atriz Karina Gidi, se apresentará no Sesc Belenzinho em março do próximo ano.

Mirada torna Brasil líder teatral

Tais desdobramentos são resultado claro do que se propõe a ser o Mirada: um lugar de encontro e troca entre o teatro brasileiro, latino-americano e ibérico.

Apesar de ser um jovem de duas edições apenas e, sobretudo, por ser um projeto capitaneado pelo Sesc São Paulo, instituição séria e com larga tradição de apoio às artes cênicas, o Mirada já figura entre os principais festivais internacionais de teatro.

Com o evento, o Brasil, de crescimento econômico alardeado aos quatro ventos, conquista também uma espécie de liderança artística teatral na região, servindo de exemplo para que os demais países busquem iniciativas semelhantes de colocar seu teatro e o de seus vizinhos na vitrine mundial. Porque público há. E isso o Mirada já provou com os seus 100 mil aplausos.

*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Sesc Santos.

Veja, abaixo, no registro sensível do fotógrafo Dorigley Ferreira, imagens das noivas de Nelson  Rodrigues encerrando o Mirada:

Mirada de branco: noivas de Nelson Rodrigues ocuparam Santos durante o festival - Fotos: Dorigley Ferreira/Divulgação

Leia também:

Mirada coloca latinos e ibéricos no mesmo barco

Leia a cobertura complea do Mirada no R7!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *