Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Por Miguel Arcanjo Prado

Ansiedade
Olhe aí acima o amigo da coluna Otávio Martins, em foto exclusiva para o Atores & Bastidores, do jeitinho que vai aparecer na peça Córtex. Ele está contando as horas para a estreia de seu solo no CCBB de São Paulo. Será no próximo dia 15, com direção de Nelson Baskerville para o texto de Franz Keppler. Merda.

Detalhe
A estreia da peça Exilados está marcada também para dia 15, no Teatro Nair Bello, em São Paulo. Texto de James Joyce e direção do grande Ruy Guerra. Mas o melhor detalhe é o sobrenome da fotógrafa que fez as imagens de divulgação da obra: Simone Kontraluz.

Força na peruca
É assim que a atriz mineira Gorete Milagres (ao lado, a nossa eterna empregada filó) surge como Sophia, na comédia Chá com Limão, do diretor Alexandre Reinecke. Com direito a perucão e tudo. A obra Danielle Navarro-Haudecoeur e Patrick Haudecoeur teve tradução de Rachel Ripani e Helen Helene. Está em cartaz no Teatro GEO, em Pinheiros, São Paulo, até 14 de outubro, de sexta a domingo. Recado dado.

Lusófonos
De 8 a 16 de setembro, o Teatro APCD, em Santana, São Paulo, apresenta a Mostra de Teatro Português. Durante toda semana, quem aparecer por lá poderá conferir montagens de Portugual, Timor Leste e Moçambique. Detalhe para uma montagem de O Abajur Lilás, de Plínio Marcos, com o grupo Escola da Noite, de Coimbra, Portugal. Neste sábado (8), às 21h, ora, pois.

Travou
O ônibus do musical Priscilla, Rainha do Deserto parou de funcionar na sessão do último domingo (2), no Teatro Bradesco, em SP. O público ficou revoltado. Porque foi uma demora até resolverem dispensar todo mundo. Teve gente que sugeriu que, já que o ônibus milionário não funcionava mesmo, pelo menos os atores deveriam ter dançado e cantado para entreter a plateia nervosa. Ainda bem que ninguém fez tamanha maldade com o elenco, né?

Stand-up
Rafael Marinho pede para avisar que estará com seu solo de stand-up, Ceará Possível?, nos dias 8, 15 e 22 de setembro, sempre aos sábados, às 23h30, no Teatro Anhembi Morumbi, na Mooca.

Sem feriado 1
Quem pensa que vida de atriz é fácil, Lucélia Santos vai passar todo este feriado de 7 de setembro enclausurada com o diretor Marco Antonio Braz e o elenco de A Falecida. Ela entra na peça neste sábado (8), no lugar de Maria Luisa Mendonça. Nelson Rodrigues deve estar feliz, já que era apaixonado por Lucelinha.

Sem feriado 2
Este vosso colunista, como bom jornalista que se preze, também não tem descanso no feriadão. Está a caminho do Mirada, o Festival Ibero Americano de Teatro de Santos. A cobertura completa você só confere aqui noAtores & Bastidores.

Mineiros em Sampa
A dupla Ilvio Amaral e Maurício Ganguçu, sucesso eterno de público do teatro mineiro com Acredite, um Espírito Baixou em Mim, chega a São Paulo no próximo dia 21 com a comédia dramática Por Pouco. A única peça escrita pelo francês Samuel Benchetrit é inédita no Brasil e foi traduzida por ninguém menos que Jacqueline Laurence. A direção é de Ary Coslov. Fica em cartaz no Teatro Aliança Francesa, na República, até 16 de dezembro, de sexta a domingo. O elenco ainda tem Flávia Fernandes e Marcelo Aquino. Promete causar.

História sem fim
A peça 12 Homens e uma Sentença, em cartaz na cidade desde 19 de novembro de 2010, prossegue temporada, agora no Teatro Cultura Artística Itaim, a partir do próximo dia 14. Lá no céu, o diretor Zé Renato, que integrou o elenco e morreu após uma sessão de domingo, deve estar feliz com tanto sucesso.

Peça de quem?
Acontece no CCBB de Brasília, até o dia 16, a quinta edição do projeto Seleção Brasil em Cena. Jovens dramaturgos disputam a preferência do público com seus textos em leituras dramáticas. O melhor, ganhará montagem na capital federal e no Rio. Desde a criação, o projeto já recebeu mais 900 textos de todo o Brasil. Depois dizem que o teatro vai morrer. Como diz a amiga da coluna Carla Prado: Ah, vá!

Poesias de um palhaço
Hugo Possolo comemora os seis anos do Espaço dos Parlapatões, na praça Roosevelt, 158, em São Paulo, na próxima terça (11). Ele vai lançar o livro Excêntrico. A festa promete rolar solta por lá com leitura encenada, autógrafo e claro, muita gente bonita e interessante.

Número
Possolo conta à coluna que o Espaço dos Parlapatões recebe 38 mil pessoas por ano. O número, é claro, corresponde a quem vê alguma das 40 montagens anuais no lugar. Não foram contabilizados os que apenas ficam de bobeira no bar, tomando aquela cervejinha. Então, tá.

Travesti em livro
Olha aí abaixo, com exclusividade para a coluna, a capa do livro do espetáculo Luis Antônio – Gabriela, de Nelson Baskerville, pela editora nVersos. Será lançado no dia 17, uma segunda, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional da av. Paulista. Antes da sessão de autógrafos, haverá apresentação grátis do espetáculo, às 18h. A turminha toda do teatro vai estar lá para ver e ser vista. Quem vai ser bobo de perder? 


Leia também:

Descubra todos os segredos do mundo de miss!

Leia mais:

Daniel Veronese fala com exclusividade sobre peça em Minas

O Retrato do Bob: François Khan, o discípulo de Grotowski

Eloisa Vitz e Mario Sergio Cabral são Musos do Teatro

Saiba tudo sobre o Festival Mirada de Teatro em Santos

Conheça a musa do teatro Mariana de Góes

Il Viaggio faz público embarcar em sonho de Fellini

Núcleo Experimental tem teatro todos os dias

Bárbara Bonnie, uma grande atriz em formação

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *