Bob Sousa tem acervo preservado pela Unesp; leia entrevista com o fotógrafo apaixonado pelo teatro

O fotógrafo paulistano Bob Sousa em autorretrato para o blog

Por Miguel Arcanjo Prado

O fotógrafo teatral Bob Sousa, parceiro do Atores & Bastidores, está feliz da vida. Parte de seu acervo fotográfico de quase uma década e com cerca de 30 mil imagens está sendo documentada às novas gerações pela Unesp (Universidade Estadual de São Paulo).

Doze alunos trabalham na catalogação das imagens, que serão disponibilizadas gratuitamente ao público no site da instituição.

O professor do Instituto de Artes da Unesp Alexandre Mate, responsável pela iniciativa do projeto Teatro sem Cortinas, diz ao R7 que “a importância das fotos do Bob Sousa é fundamental”, sobretudo no contexto da criação de um Portal de História do Teatro.

— Trata-se de um olhar que concilia sensibilidade e agudeza com relação aos produtores de cultura, imagens que ficarão, imprimindo um modo ou um olhar de um sujeito sensível que tenta captar o sensível também do seu fotografado. Nas fotos do Bob tem-se o sujeito, despido de certa e imposta glamourização: o sujeito que tende a expressar a si, talvez de modo mais simples e mais inteiro.

Bob, que vai lançar aguardado livro com cem de seus retratos em 2013, falou ao blog sobre este momento importante em sua carreira, que simboliza mais uma etapa de reconhecimento a seu incansável trabalho. Leia a entrevista:

R7 – Por que você resolveu fotografar teatro?
Bob Sousa – Sempre me interessei muito por teatro e fotografia. Sou formado em publicidade e o teatro me acompanhou em toda a adolescência. O Grupo Ornitorrinco fez minha adolescência mais feliz.

R7 – Quem lhe ajudou no começo da carreira?
Bob Sousa – Marco Aurélio Olímpio, fotógrafo de MPB, foi meu grande mestre e apoiador. No teatro, tive uma conversa definitiva com Ivam Cabral [criador do grupo Os Satyros] numa edição das Satyrianas [evento teatral de primavera que ocupa a praça Roosevelt, no centro paulistano]. Ele me perguntou: “Você já parou para pensar que está construindo um dos maiores acervos de fotografia de teatro do nosso tempo? Nunca desista”. Devo muito a ele e a essa conversa. Essa noite mudou minha percepção sobre o meu trabalho.

R7 – Quais fotógrafos você tem como referência?
Bob Sousa – No teatro: João Caldas, Lenise Pinheiro e Emidio Luisi. O Marcio Scavone sempre foi minha referência na arte de retratar pessoas.

R7 – Quando e como você começou?
Bob Sousa – Em 2004, após um curso de fotografia de show. Transferi aquele conhecimento pra a fotografia de teatro. A turma toda do curso ria e achava estranho eu sempre aparecer com fotos de espetáculos teatrais.

R7 – Conte uma situação engraçada e também uma difícil de conseguir fazer a fotografia.
Bob Sousa – Certa vez fotografei uma das maiores atrizes do teatro e da televisão brasileira no apartamento dela. Na hora de ir embora, ela começou a me dar conselhos sobre as ruas perigosas da cidade e para eu procurá-la, caso tivesse algum problema. Eu me senti acolhido como que por um parente querido… Uma foto difícil foi a do mestre Antunes Filho, que me deu apenas alguns minutos para retrata-lo. Considero esse retrato como um dos melhores que já fiz.

R7 – Qual a importância dessa parceria com a Unesp?
Bob Sousa – O trabalho com a Unesp me coloca em um caminho que julgo essencial, o da pesquisa. Meu trabalho nunca foi ligado à imprensa e não tem um cunho comercial. Essa ligação com a universidade também prevê um mestrado com pesquisa em fotografia de teatro.

R7 – Você está fazendo um livro?
Bob Sousa – O livro é um grande sonho que está se tornando realidade. A expectativa é poder lançá-lo no próximo ano, com uma grande exposição. Serão mais de 100 retratos com “pessoas de teatro”. Esse universo engloba atores, diretores, dramaturgos, jornalistas, apoiadores e técnicos ligados às artes do palco. Como o projeto gráfico optou pela apresentação das fotos em ordem alfabética, Antunes Filho e Zé Celso Martinez Correa abrem e fecham a publicação. A seleção é bem abrangente, mas tem um foco no teatro de grupo da cidade de São Paulo. Alguns grandes nomes da TV também emprestaram sua imagem para o projeto.

R7 – O que você acha da parceria com o blog com a coluna O Retrato do Bob, toda segunda, aqui no Atores & Bastidores do R7?
Bob Sousa – Foi um grande presente poder ter esse espaço. É a minha aproximação com a imprensa. O início de um namoro. Estou aprendendo muito. Tudo é muito rápido e a abrangência do meu trabalho passou a ser maior. Tenho muito a contribuir na divulgação do teatro paulistano.

Conheça o ator Dudu Galvão, o talento potiguar do Clowns de Shakespeare e muso do teatro R7

O Retrato do Bob: o talento corajoso de Dani Barros

Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

“Ao celebrar centenário de Nelson Rodrigues, Brasil vê sua hipocrisia”, diz diretor Marco Antonio Braz

Mormaço é retrato de uma geração perdida

Ivam Cabral e SP Escola de Teatro: um sonho real

Vanessa Jackson faz show grátis em São Paulo

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *