Bandeira exala sensualidade como Marlene Dietrich

A diva Marlene Dietrich (à esq.) é interpretada por Sylvia Bandeira (à dir.) no Teatro Nair Bello - Fotos: Divulgação

Por Letícia Mendes, do R7

Está em cartaz em São Paulo, até o dia 27 de maio, a peça Marlene Dietrich – As Pernas do Século, protagonizada por uma Sylvia Bandeira em momento de esplendor cênico.

Sylvia interpreta uma das maiores divas da história do cinema. Marlene Dietrich, que morreu em 1992, aos 91 anos, foi uma das primeiras atrizes que ousava em suas atitudes, exalava sexo em seus filmes e conquistava tanto homens como mulheres na vida real.

A vibrante trajetória foi adaptada para os palcos pelo dramaturgo Aimar Labaki, com cuidadosa direção de William Pereira.

O cenário reproduz o impessoal quarto de hotel onde atriz passou seus últimos anos de vida, evidenciando esse isolamento que grandes estrelas se submetem por conta do assédio constante.

Outro destaque é o detalhado figurino composto de réplicas de peças usadas pela diva, que se tornou um ícone da moda em seu tempo, sobretudo ao incorporar peças do vestuário masculino a seu guarda-roupa.

Sylvia retrata os momentos finais da atriz alemã, quando ela encontra um rapaz que não a conhece, interpretado por José Mauro Brant. Cheio de expressividade e sedução, o ator consegue envolver não só a personagem como a plateia também.

Diante da ignorância que a juventude do rapaz representa, ela resolve contar os fatos mais marcantes de sua vida para ele, com diversos números musicais que arrepiam o público – Sylvia canta em português, inglês, francês e alemão. Tais habilidades acentuam a dedicação da atriz na construção da personagem.

As lendárias pernas de Marlene foram seu passe de entrada para o teatro, aos 23 anos, mas foi com o filme O Anjo Azul (1929) que o cineasta austríaco Josef von Sternberg destacou o olhar misterioso e frio da atriz.

A parceria com Sternberg durou até ela estrelar pela primeira vez uma comédia falada, Tentação Irresistível (1936), de Ernst Lubitsch. Na mesma época, Marlene foi convidada pelos nazistas para voltar à Alemanha e se tornar a estrela do ditador Hitler.

Claro que ela recusou e ainda tornou-se cidadã americana em 1939. Marlene Dietrich também imortalizou algumas músicas em seus shows, como Lili Marlene, que é interpretada com a mesma força por Sylvia Bandeira.

O mérito do espetáculo é trazer à tona a trajetória de vida de uma das grandes personagens do cinema do século 20 que, utilizando recursos dos tempos atuais, como um telão onde são reproduzidas cenas reais da atriz, para envolver a plateia contemporânea com uma velha história.

Leia o que Rosana Hermann disse sobre o espetáculo!

Marlene Dietrich – As Pernas do Século
Avaliação: muito bom
Quando: sextas, às 21h30; sábados, às 21h; domingos, às 18h. Até 27/5/2012
Onde: Teatro Nair Bello (rua Frei Caneca, 569, São Paulo, tel. 0/xx/113472-2414)
Quanto: R$ 20
Classificação: 14 anos

Curiosidade:
Em 1959, Marlene veio ao Brasil e se apresentou no Teatro Record, que ficava no centro de São Paulo, antes de ser destruído por um incêndio. Para os brasileiros, Marlene interpretou a canção Luar do Sertão, de Luiz Gonzaga, que você pode ver e ouvir no vídeo abaixo:

 

Luar do Sertão por trailers no Videolog.tv.

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Andrea disse:

    OI MIguel!!!!
    Vi esta peça no ano passado aqui em Curitiba. Sylvia Bandeira está impressionante no papel mesmo. Cantando e representando divinamente. Este ano vi Judy Garland. Sobre outra grande diva do século passado. Chegou a ver também???
    Abraços
    Andrea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *