Galpão se perde no escuro de seu Eclipse

A atriz Inês Peixoto é o grande destaque da peça do Galpão em Curitiba - Foto: Ernesto Vasconcelos/Clix

CURITIBA (PR) – O Grupo Galpão, de Belo Horizonte, estreou fora da cidade natal o espetáculo Eclipse, nesta sexta (6), no Teatro da Reitoria, dentro da programação da Mostra Oficial do Festival de Curitiba.

Fatores externos à montagem que homenageia o russo Tchékhov, como a projeção que não funcionou ou o barulho infernal das cadeiras do veterano teatro, prejudicaram a concentração dos atores.

A obra traz cinco pessoas que aguardam o término de um eclipse solar. Como a espera nunca tem fim, há espaço para discussões filosóficas e existenciais presentes na obra do russo, mas nem sempre apresentadas de maneira convidativa ao público.

Dessa forma, entediado com a obra, cheia de extensos monólogos em tom de declamação e carente de cenas de ação dramática, parte do público resolveu ir embora durante a peça mesmo.

Jurij Alschitz assina direção, dramaturgia, figurinos e cenário.

Muitos dos que não se distraíram com os fujões acabaram dormindo. Sobraram os bravos resistentes de olhos bem abertos a todo custo para ver onde aquela reunião de pessoas iria dar.

No meio do marasmo cênico, Inês Peixoto, atriz de inegável carisma, se sobressaiu no elenco formado também por Chico Pelúcio, Julio Maciel, Lydia Del Picchia e Simone Ordones.

Parte do público aplaudiu Inês em cena aberta quando sua personagem, num provocativo jogo com o espectador, critica a própria montagem da qual participa. A reação da plateia é um recado claro e direto de que não embarcou na proposta do Galpão, que acabou no escuro de seu próprio Eclipse.

Colaborou Rodolfo Lima

O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

Eclipse
Avaliação: regular
Quando: sábado (7) e domingo (8), às 21h (últimas apresentações)
Onde: Teatro da Reitoria (r. 15 de Novembro, 1.299, Curitiba)
Quanto: R$ 50
Classificação: 12 anos

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *