Amora Mautner abre o jogo sobre nova novela das 21h: “Ficamos um ano fazendo teste de elenco”

Amora Mautner: a dona do jogo - Foto: João Miguel Jr./Globo

Amora Mautner: a dona do jogo – Foto: João Miguel Jr./Globo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Filha do tropicalista Jorge Matner, a diretora de núcleo Amora Mautner, aos 40 anos, conquista o topo de sua carreira.

Ela assume o posto de diretora de núcleo na Globo e está no comando da nova novela das 21h da emissora, A Regra do Jogo, que tem a dura missão de levantar o ibope baixo no horário, deixado pela antecessora, Babilônia.

Obcecada por trabalho e bem relacionada com os artistas, Amora gosta de privilegiar o trabalho do ator em suas tramas. Por isso, não curte gravar cenas picadas, preferindo filmar cenas inteiras, como se estivessem acontecendo no teatro.

Assim, deixa fluir de forma mais artística e menos industrial o texto coloquial de João Emanuel Carneiro, de quem foi parceira no sucesso internacional Avenida Brasil, que dirigiu ao lado de José Luis Villamarim.

Desta vez, comanda o folhetim mais visto pelo Brasil com suas próprias mãos. É a dona do jogo.

Nesta entrevista, realizada em parceria com a Central Globo de Comunicação, Amora fala sobre o desafio.

Leia com toda a calma do mundo.

Os donos do jogo: João Emanuel Carneiro e Amora Mautner - Foto: João Miguel Jr.

Os donos do jogo: João Emanuel Carneiro e Amora Mautner – Foto: João Miguel Jr.

Você está assinando o seu primeiro trabalho como diretora de núcleo com um parceiro com quem já mostrou ter muita afinidade artística. Por que você acha que vocês funcionam tão bem juntos?
A base de tudo é o João. Quando se tem um texto como o dele para fazer um  trabalho, já se está com 50% do trabalho andando. Nesta novela, eu estou exercendo com ele uma parceria de forma integral. Ele me ajuda em tudo. A gente resolve tudo junto.

Você e João Emanuel são conhecidos por fazer muitos testes com os atores. Por quê?
A gente ficou um ano fazendo teste de elenco. A maioria foi testada. A gente nunca testou a qualidade do ator. Testamos a adequação, o quanto determinado personagem era do ator. Chegamos a um resultado inquestionável para nós. Na nossa concepção, mais do que interpretar, eles praticamente são esses personagens. Antes de ir ao set, não tenho nenhum medo ou insegurança de como vai ser o resultado. Além de passar um ano procurando, fizemos muitas leituras. Eu e João já vimos como eles falam antes mesmo de gravar.

Muitos testes com os atores: Amora Mautner e João Emanuel Carneiro - Foto: João Miguel Jr./Globo

Muitos testes com os atores: Amora Mautner e João Emanuel Carneiro – Foto: João Miguel Jr./Globo

Além da preocupação em achar o ator ideal, você e sua equipe estão criando uma novela ainda mais realista. Trata-se, primordialmente, do projeto da Caixa Cênica. É uma novidade que vai estabelecer uma nova relação com o telespectador?
Tudo parte do princípio de nós querermos tirar o público de uma posição de plateia. A gente quer trazer o público para mais perto da trama. Ele deve estar na primeira fila para ter uma visão privilegiada. Ele não está dentro da cena, mas ele não está longe. Essa ideia vem da natureza do texto do João, de suspense. Por isso vamos fazer desta forma, para colocar o público neste lugar. A gente inventou um cenário batizado como caixa cênica, que está sendo desenvolvido por nós, há dois anos. É a mesma lógica de um reality. Não tem marcação para as câmeras. Elas acompanham a mise en scène livre do ator. Então a gente pode marcar um ator de costas, outro dormindo em um quarto, enquanto um terceiro está na sala. Os cenários de estúdio são assim. Erguidos em 360º, sem boca de cena e com multicâmeras. Essa técnica de gravar exige uma tecnologia que vai desde o cabeamento até as câmeras. Os cenários então foram criados para se fazer uma “novela reality” e eu chego a usar até oito câmeras ao mesmo tempo.

Esse novo formato exige um cuidado especial com a iluminação da novela, certo?
Quanto à fotografia de uma novela, eu não me baseio no que eu estou gostando ou na minha estética. Eu me baseio no que eu acho que a história precisa contar. ‘Joia Rara’ vivia de uma cor mais contrastada. ‘A Regra do Jogo’ é solar. A luz é selvagem, invade as casas. É uma novela com muita emoção e suspense, por isso escolhi uma luz vibrante e clara. Uma luz dourada, quente. Essa novela é emoção pura e eu quero que essa emoção seja reafirmada em várias coisas, inclusive na luz.

Amora Mautner ao lado de Susana Vieira, na festa de A Regra do Jogo - Foto: Ramon Vasconcelos/Globo

Próxima dos artistas: Amora Mautner ao lado de Susana Vieira, na festa de A Regra do Jogo – Foto: Ramon Vasconcelos/Globo

Todas essas novidades se aplicam somente às cenas de estúdio? Como serão as gravações em locações externas ou na cidade cenográfica?
A ideia é que o público não perceba nenhuma diferença estética. Por isso, foi criado uma unidade. Existe  uma cartilha onde há a indicação da lente específica para se fazer determinado plano. Todos os diretores só podem usar três tipos de lentes. Além disso, há outra questão que compõe essa linguagem. Estamos usando texturas (vidros, fibras…) entre a câmera e a cena. Isso cria reflexos que têm a intenção de fazer valer esse desafio que é colocar o telespectador bem perto da cena.

A escolha desse elenco foi feita em parceria com o autor. O que podemos esperar deste time?
Estou muito feliz com esse elenco, que é de primeira grandeza. Eu sempre falo que eu aprendo mais com o ator do que com qualquer pessoa. Eu tenho o time com quem vou trocar muito.

Amora Mautner entre o elenco principal de A Regra do Jogo: vontade de trocar com seu time Foto: João Miguel Jr./Globo

Amora Mautner entre o elenco principal de A Regra do Jogo: vontade de trocar com seu time Foto: João Miguel Jr./Globo

Leia entrevista com João Emanuel Carneiro!

 

Please follow and like us:

3 Resultados

  1. Pedrita disse:

    gostei que ela disse que não testa a qualidade do ator e sim a adequação ao personagem. muito curiosa para ver na prática essa colocação das câmeras. bejios, pedrita

  2. AnaFelipe disse:

    Ela é fantástica. Fiz uma participação e ela faz tudo com muita intensidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *