FIT Rio Preto 2014 tem 44 peças de nove países

Leticia Vetrano vive Maria Peligro no sucesso argentino Fuera! – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

O R7 teve acesso às informações do 14º FIT Rio Preto (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto), tradicional evento teatral do interior paulista que acontece de 21 a 30 de agosto.

Após o rompimento da parceria com o Sesc São Paulo, a Prefeitura de São José do Rio Preto assume sozinha o evento.

Serão 44 peças de nove países, incluindo o Brasil. Há 19 de teatro adulto, 12 de rua, nove para público infantil ou juvenil e ainda quatro na mostra Olhar Diverso, voltada à temática de gênero.

Estão representados México, Argentina, Bélgica, Chile, Espanha, França, Inglaterra e Peru. Entre os brasileiros, há peças de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Ceará.

A direção definiu que o conceito presente nas 106 apresentações em 25 espaços é “aproximação e expansão”.

Todas as sessões terão ingresso a um quilo de alimento não perecível. Os alimentos irão para o Fundo Social de Solidaridade. A distribuição das entradas começa na próxima terça (12).

Algumas regras já foram definidas: cada pessoa poderá retirar um ingresso por espetáculo, não sendo possível retirada de ingressos para dois ou mais espetáculos que acontecem no mesmo dia e horário.

Além de São José do Rio Preto, haverá sessões também nos distritos de Engenheiro Schmitt e de Talhado, e na cidade vizinha de Cedral. A curadoria é assinada por Antonio do Valle, de São Paulo, Cesar Augusto, do Rio de Janeiro, Manoel Neves Filho, de São José do Rio Preto, e Paula de Renor, de Pernambuco.

Entre os destaques gringos estão as argentinas Fuera! e La Idea Fija; a mexicana El Rumor del Incéndio, do grupo Lagartijas Tiradas al Sol; e Saxophonissimo, da Compagnie Les Dèsaxès, da França. Entre os nacionais, destacam-se Esta Criança, da paranaense Cia. Brasileira de Teatro, com a estrela Renata Sorrah; Sinfonia Sonho, do carioca Teatro Inominável; Os Gigantes da Montanha, dos mineiros do Grupo Galpão; e BR-Trans, do cearense Coletivo Artístico As Travestidas. Confira a programação completa.

Leia a cobertura do R7 no FIT Rio Preto

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos bastidores

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer está num só lugar: veja!

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Phillipe disse:

    Aplaudo iniciativas que envolvam solidariedade como a questão da doação dos alimentos não perecíveis. Quando a cultura é parceira da solidariedade, todos ganham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *